Pare de usar a função soneca do celular

4 dicas para sair da cama assim que o alarme tocar

Você sabia que cerca de 57% dos americanos usam a função soneca do despertador/smartphone para dormir os famosos 15 minutinhos a mais? Existe por lá até um nome usado para denominar este grupo de pessoas amantes da soneca, eles são chamados de snoozers. Caso você também seja um snoozer de carteirinha, digo, de travesseiro, você precisa estar ciente de uma coisa. Snoozers perdem quase 3.5 meses de sua vida apenas apertando o botão de soneca.

Mas porque perder tanto tempo ativando uma função sendo que seu objetivo na verdade é o oposto? Ou seja no fundo o quê você realmente quer é levantar e ver a coisas feitas. Muitos motivos nos fazem querer dormir um pouco mais, seja preguiça, falta de disciplina ou motivação. Não importa.

O fato é, você não pode ser produtivo do jeito que você quer, levantando tarde. Está parte é até obvia. Mas o óbvio, não é, e nunca será fácil, assim levantar da cama e ser produtivo pode se tornar a tarefa mais difícil do seu dia. Lutar contra si mesmo é extremamente doloroso, ainda mais quando todo o seu corpo e mente insistem em dormir um pouco mais.

Mas antes de aprender a vencer esta luta diária é preciso conhecer o inimigo, é mais fácil derrotar o mal ou no caso a função soneca, quando se tem conhecimento de seus malefícios. Mas espero que você realmente não tenha conhecimentos das desvantagens do “só mais 15 minutos”, pois se você já as conhece mas ainda insiste no erro, você está sendo ignorante e a ignorância geralmente não leva você a lugar algum. Mas antes mostrar essas desvantagens uma pequena nota de esclarecimento.

Nota de esclarecimento – Respeite sua saúde mental e física

Homem sentado com as mãos atrás da cabeça relaxado em frente a uma porta de vidro olhando o jardim.
Fazer nada pode lhe dar forçar para fazer tudo

Este post não tem o propósito de ensinar a “fórmula do sucesso” ou de apresentar a maneira “ideal” de se viver ou de se trabalhar. Este post tem o propósito de ajudar a você que deseja por um motivo pessoal ou profissional, mudar algum aspecto de sua vida. Encare esse artigo como um conselho, este dado para quem o pediu. Os dados ou fatos apresentados no post devem ser encarados como “motivacionais” apenas para aqueles que desejam atingir o objetivo tema. Seguir ou não seguir as dicas aqui apresentadas não o faz ser uma pessoa inferior ou superior.  Este post não é um manual.

Tenho inúmeras ressalvas a frases de “autoajuda” como: Estude, enquanto eles dormem. Trabalhe, enquanto eles se divertem. Lute, enquanto eles descansam.

Estudo não é garantia de futuro, trabalho não é garantia de dinheiro. Lutar não é garantia de vitória. Fique atento a frases de efeito os famosos gatilhos mentais. Elas podem ajudar? Claro! Mas elas não são para todo mundo. Respeite sua saúde mental e física saiba os seus limites. Faça o que confortável e funcional para você.

A vida não precisa ser só trabalhar, pagar contas e morrer.


Sabotando o sucesso

Sabia que cada vez que você se propõe a acordar cedo mas não acorda você baixa drasticamente sua autoconfiança e autoestima? Suas palavras/promessas para si mesmo começam a valer cada vez menos. Você pode até dizer para você mesmo, eu vou fazer isso. Mas no fundo você sabe que provavelmente não vai.

Nada vai sabotar mais o seu sucesso do que perder a confiança em suas próprias palavras. Você precisa ter confiança para obter resultados! Você é uma pessoa que cumpre suas palavras ou não? Você é ou não é?

Você está perdendo dinheiro e resultados, esses que poderiam estar aparecendo mais cedo do que você imagina. Porque escolher as coisas fáceis agora e ter uma vida dura no futuro quando você pode escolher as coisas difíceis agora e ter as coisas fáceis no futuro? Nunca se acomode ou você nunca vai viver sua vida de maneira completa. Confira agora 4 dicas para sair da cama assim que o alarme tocar.

Mão impedindo dominós de caírem simbolizando a quebra de um hábito
Quebre o hábito

1 – Não negocie com seu cérebro

Nem pense em começar a negociar com seu cérebro, se você já fez isso você deve saber o resultado, você sempre vai perder. A famosa troca do, vou dormir mais 15 minutos agora mas depois dormir 15 minutos mais tarde, que nunca funciona. Então não faça isso, nem mesmo pense (meio irônico) em começar uma conversar com sua mente! Se você decidiu levantar da cama então levante, cumpra suas próprias palavras. Você já tinha um acordo com você própria, porque quebrar esta promessa logo de manhã?

O seu cérebro vai sempre querer querer economizar energia e buscar o prazer, sempre. E ele vai fazer isso de maneira automática. Mas uma vez fora da cama o desejo de voltar para ela vai diminuindo. Tente seguir a regra dos 5 segundos, ou seja não espere mais do que este tempo para por exemplo, ir tomar um banho ou beber um copo com água. Se você já sabe o que tem de fazer, faça, não de tempo para que seu cérebro o convença do contrário.

“Perca uma hora durante a manhã e você vai passar o dia todo procurando por ela” – Richard Whately

2 – Olhe sua identidade

Você se comporta de acordo com o que você acredita e passa acreditar do que você repete. Comece a prestar atenção nas suas próprias palavras, o que você diz para você mesmo quando você acaba de acorda? Você diz coisas como esta:

  • Nunca vou me acostumar a acordar essas horas.
  • Odeio acordar cedo.
  • Antes das 10 eu não consigo fazer nada.

O que você diz, se torna a sua realidade, você é o principal responsável por sua própria motivação ou desmotivação.

Tente mudar suas palavras para algo como: “Levante, é fácil acordar. Eu posso fazer isso. Eu decidi tomar controle das minhas ações, eu estou no controle.” Claro estas palavras não precisam ser ditas exatamente deste jeito. Tente dizer a si mesmo algo que o motiva ou te desafia. Eu por exemplo costumo brincar comigo mesmo dizendo algo do tipo, “Levante bunda mole, 1 hora a mais no dia é muita coisa” ou tento fazer um desafio, por exemplo se eu acordar na hora certa durante uma semana eu vou ir comer algo diferente no final de semana.

Mudar a maneira como você fala com você mesmo ou como você se importa com você, pode mudar drasticamente o modo como a vida age em você ou melhor como você age sobre as consequências de viver.

3 – Pulando da cama

Eu sei como é difícil levantar da cama sem uma razão realmente boa. Assim, nós precisamos usar nossa criatividade para criar motivos para sairmos da cama. E a melhor maneira para se levantar de uma vez ainda é a excitação de saber que é um novo dia. Lembra por exemplo quanto você era criança e recebia a notícia que ia viajar no outro dia logo de manhã, provavelmente assim como eu você era o primeira pessoa a acordar na sua casa, se animar com alguma coisa é revigorante e energético. Voltando aos dias atuais, escreva em um pedaço de papel ou mesmo no smartphone, 5 razões para você querer levantar da cama logo de manhã. Isso leva no máximo 2 minutos. Na manhã seguinte, quando desativar o alarme, olhe a anotação imediatamente, assim você terá mais 5 boas razões para pular da cama de uma vez por todas.

4 – Gamificando do sucesso

Crie um jogo com seus amigos, esposa, namorada ou colegas de trabalho, não importa quem seja. Apostem entre vocês quem vai conseguir por mais tempo se levantar (e permanecer acordado) naquele horário. Envie fotos uns para o outros já acordados fazendo alguma tarefa antes do tempo estipulado entre os participantes. E caso um dos jogadores não consiga realizar a tarefa ele será  penalizado. Com por exemplo, pagar um conta em um restaurante, levar o outro jogador ao cinema. Seja criativo, crie regras, prêmios, punições. O ponto é, não importa qual o sistema você usar, quanto estranho ou louco ele seja, o que importa é que ele funcione.

Homem deitado na cama com o braço esticado apertando um relógio que acabou de soar o despertador
Se o despertador tocou é porque você tem algo para fazer

Lembre-se, você não precisa começar com grande mudanças, se você deseja acordar 30 min ou uma hora mais cedo mas acha isso muito, comece levantando 5 minutos mais cedo por dia ou 10 minutos a cada semana. Você deve sempre dormir o suficiente não dormir de mais.

Acorde uma hora mais cedo, para viver uma hora a mais.

Desconhecido

Você pode até ter os melhores motivos do mundo para acordar todo o dia, mas se você deixar a função soneca tomar controle de você, você nunca vai conseguir seguir seu próprio caminho ou conseguir o resultado que deseja. São pequena mudanças que trazem grandes resultados. Tende algumas desses truques para finalmente levantar na cada na hora em que você programou e voltar para ela na hora certa. Não deixe que um botão seja mais forte que você.

Fonte: Addicted 2 Success, Sleep Preview Imagens: Faceless, Problem Solving, Lazy Woman, Lazy Man